Brasil

Descubra se você está no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

Os pagamentos serão realizados até o dia 31 de julho


Imagem de Capa

Imagem ilustrativa

PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. O pagamento de R$ 8,5 bilhões será realizado até o dia 31 de julho, para seis milhões de contribuintes.

Para saber se o seu nome está nessa lista, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e depois, em "Consultar a Restituição".

Se você não estive entre os contemplados do terceiro lote, ainda poderá ter a oportunidade de receber a restituição em outras rodadas de pagamento a serem desembolsadas, entre os meses de agosto e setembro.

Pagamento

Os pagamentos da restituição serão realizados até o dia 31 de julho, na conta bancária informada na declaração do Imposto de Renda - IR ou pela chave Pix cadastrada.

Sobre o terceiro lote

Do total de restituições do terceiro lote, R$ 529.549.606,98 são de restituições de contribuintes que têm prioridade legal. Veja a seguir:

  • 14.756 restituições para idosos acima de 80 anos
  • 95.040 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 9.672 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 34.014 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 5.711.130 que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix

Foram contempladas ainda 172.719 restituições destinadas a contribuintes não prioritários. Por fim, foram incluídas no lote 54.241 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).

Prazos

Os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB (https://www.bb.com.br/irpf) ou pela Central de Relacionamento BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades), e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Redação SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Brasil
Últimas notícias de Brasil