 
						Violência é maior preocupação dos brasileiros, diz Quaest
Reprodução/Redes sociais
A violência é a principal preocupação dos brasileiros em relação ao país, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada neste mês de outubro.
De acordo com o levantamento, 31% dos entrevistados apontam a violência como sua maior preocupação, um aumento de três pontos em relação à pesquisa no mês anterior.
Na sequência, os problemas sociais aparecem com 17%, a economia com 16%, a corrupção com 14%, a saúde com 11%, a educação com 6% e o medo de uma guerra com 3%.
A pesquisa também avaliou a percepção sobre a atuação da Guarda Municipal armada: 54% dos brasileiros acreditam que a presença de guardas armados contribui para reduzir a criminalidade, enquanto 46% consideram que não ajudaria, e 3% não souberam ou não quiseram responder.
Sobre a atuação da polícia e da Justiça, 86% dos entrevistados concordam com a afirmação de que a polícia prende criminosos, mas a Justiça os solta devido a uma legislação considerada fraca. Outros 11% discordam dessa percepção, 1% não concorda nem discorda, e 2% não souberam ou não quiseram responder.
Castro e Lewandowski falam em "mesmo objetivo" e anunciam cooperação no RJ
Além disso, 70% dos brasileiros consideram que a violência e o crime organizado são problemas de âmbito nacional, enquanto 26% acreditam que são questões regionais. Outros 4% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi divulgada antes da megaoperação conjunta das polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, realizada na última terça-feira (28) nos Complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital fluminense.
A megaoperação deixou até o momento 119 mortos — 115 suspeitos e 4 policiais — segundo o governo do estado. A informação foi confirmada pelas forças de segurança em coletiva no início da tarde desta quarta-feira (29).
 
				
				cnnbrasil