DIVULGAÇÃO / SEMCOM
Em uma ação inédita à frente da entrega de peixes durante a Semana Santa, o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou pessoalmente, nesta terça-feira (15/4), o início da distribuição de 120 toneladas de pescado para famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa integra o projeto "Páscoa na Floresta" e segue até quinta-feira (17/4), com previsão de beneficiar 45 mil famílias em todas as zonas da capital.
A entrega dos alimentos reforça o eixo "Social e Cidadania", uma das frentes estratégicas da gestão municipal.
"É a Semana Santa chegando, é uma tradição cristã, da Páscoa, da Quaresma, e nós estamos aqui nessa oportunidade. Vamos entregar 120 toneladas de peixe, distribuídas gratuitamente até quinta-feira para a população. A estimativa é que a gente possa beneficiar 45 mil famílias", destacou o prefeito, durante a entrega no bairro Cidade de Deus, zona Norte.
A ação é coordenada pelo Fundo Manaus Solidária (FMS), com apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e instituições credenciadas.
"Hoje, está sendo nossa primeira distribuição, chegou na hora certa, iniciando a semana da Páscoa. Sabemos que a prefeitura tem esse lado sensível de olhar para quem mais precisa", afirmou a presidente do FMS, Viviana Lira.
Além da entrega de peixes, o projeto "Páscoa na Floresta" promove atividades lúdicas, educativas e culturais até o dia 20 de abril. A abertura ocorreu no Parque das Tribos, zona Oeste, reunindo mais de 2 mil crianças em brincadeiras, apresentações culturais e distribuição de chocolates. O encerramento será no parque temático Gigantes da Floresta, com shows e atrações para toda a família.
Moradores expressaram gratidão pela ação. "Importantíssima a distribuição do peixe hoje. Tem muita gente que não tem o que comer, e a chegada desse peixe vai abençoar a comunidade", disse Ana Carolina Lima, de 32 anos, moradora do bairro Cidade de Deus.
A emoção também tomou conta de Maria Venâncio, de 52 anos: "Estou muito feliz, muito satisfeita de ter recebido meu peixe da mão do meu prefeito."
Além do bairro Cidade de Deus, a distribuição já alcançou as comunidades Lago Azul, Milênio e Viver Melhor, todas na zona Norte. Na quarta-feira (16/4), a programação segue pelas zonas Leste, Norte e Oeste. Na quinta-feira (17/4), o cronograma chega às zonas Centro-Oeste, Centro-Sul, Sul e Rural, garantindo a presença do alimento tradicional da Semana Santa em todas as regiões da cidade.
A gestão David Almeida reafirma seu compromisso com políticas públicas que unem assistência social, dignidade e valorização das tradições culturais e religiosas.
Breno França - Portal SGC