Amazonas

Educação: Alunos do CMPM II vão representar o Amazonas em olimpíada internacional no Japão

Estudantes do 9º ano já participaram da edição anterior na Tailândia e agora intensificam os treinos para a AIMO 2025, em Tóquio


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

Oito alunos do 9º ano do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça II, o CMPM II, da zona Norte de Manaus, se preparam para mais um grande desafio internacional. Após participarem da Olimpíada Internacional de Matemática na Tailândia, os estudantes agora vão integrar a delegação brasileira na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), que será realizada em agosto, em Tóquio, no Japão.

A competição reunirá estudantes de vários países e as provas serão aplicadas em inglês e mandarim. Para chegar até a etapa internacional, os amazonenses passaram por uma rigorosa seleção nacional, e agora treinam diariamente para representar o Brasil e o estado em um dos torneios mais exigentes do mundo.


"A gente espera trazer várias medalhas. Sabemos do nosso potencial e queremos mostrar que o Amazonas tem capacidade. Já representamos o estado fora do país e agora vamos com mais experiência", afirmou a estudante Heloisa Victoria.

A rotina de preparação inclui resolução de provas passadas, reforço nos temas mais complexos e simulações. Segundo os professores, o foco é aprender com os erros da etapa anterior e mirar o pódio.

"Eles já têm experiência. Na Tailândia, entendemos o modelo de prova asiático e agora aprimoramos o método de estudo. Estamos mirando o ouro", destacou o professor Thiago Lacerda.

Para os alunos, a conquista vai além das medalhas, representa a valorização do ensino público do Amazonas.


Estamos estudando no estilo concurso, resolvendo provas antigas e reforçando os pontos em que temos mais dificuldade. Essa é uma oportunidade que vai entrar para a história do Amazonas", afirmou Carlos Eduardo, outro integrante da equipe.

Para Sara Peron que foi medalhista de prata na Tailândia, a expectativa é de trazer o ouro para o Amazonas 


"A gente vem se preparando muito bem desde que soubemos da viagem. Assim como fizemos antes da Tailândia, começamos a estudar cedo. A experiência anterior ajudou muito. É um orgulho representar a escola e o estado, mostrar que a nossa educação é tão boa quanto a de outros lugares do Brasil", disse Sara Peron, que foi medalhista na edição anterior.

Os estudantes fazem parte da Turma Olímpica, projeto criado em 2016 com o objetivo de identificar e desenvolver jovens talentos na área da matemática. O projeto já representou o Amazonas em países como Índia, Taiwan e Tailândia.

"Desde 2016, a Turma Olímpica já passou por Índia, Taiwan, Tailândia. Agora é a vez do Japão. Os alunos estão prontos e a expectativa é grande para trazer o ouro para o Amazonas", completou o coordenador Wellington Morais. 

Com disciplina, foco e dedicação, os estudantes se preparam para mostrar, mais uma vez, que a educação pública do Amazonas pode competir de igual para igual com os melhores do mundo.

Talissia Maressa - Portal SGC


Mais lidas de Amazonas
Últimas notícias de Amazonas