Ciência & Tecnologia

Mirante da Serra: Escola Migrantes conquista o 1º lugar em Feira Científica

"A feira foi realizada no município de Rolim de Moura na última semana"


Imagem de Capa

Dezenas de estudantes de escolas públicas participaram da Feira Cientifica

Divulgação

PUBLICIDADE


O estudante Marco Antônio Ferreira Evangelista, da escola estadual de ensino fundamental e médio Migrantes de Mirante da Serra, conquistou na última semana o 1º lugar da 3ª Feira Científica Científica do Instituto MOCAM, em Rolim de Moura. A conquista foi com o "Carrinho de Controle Remoto Bluetooth", e "Mini CNC Pen Plotter", desenvolvido pela estudante, Thamyres Generoso Ferreira. Informou o professor e orientador responsável pela delegação, Adivaldo Santos.

A 3ª Feira Científica do Instituto MOCAM, foi realizada para a participação de alunos dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, e teve duração de dois dias (8,9/8) nas dependências da própria instituição. O professor e orientador, Adivaldo Santos lembrou que o evento teve o objetivo motivar o desenvolvimento da iniciação científica na escola pública, despertando nos estudantes a utilização de métodos investigativos que busquem soluções para problemas surgidos na realidade social, proporcionando prazer pelos estudos, maior interesse pela escola, a valorização de professores e a melhoria da aprendizagem.

Os primeiros colocados na Feira Cientifica realizada na cidade de Rolim de Moura (Divulgação)

A escola - Migrantes foi representada na feira por oito alunos com cinco projetos diferentes. "Esses alunos são do 2º e 3º anos do ensino médio e muito nos orgulhou com os seus desempenhos e, principalmente, os resultados obtidos", declarou. Ainda segundo ele, os demais projetos, incluindo o "Robô Autônomo Ultrassônico "(José Renan Metzker Ferreira/Iris Regina Batista da Silva), e a "Lixeira Inteligente "(Júlia Cunha/Isabele Valério/Eloinde Valentina), não conquistaram pódio, mas conquistarem juntamente com o 1º e 3º lugar, credenciais para participarem de duas feiras nacionais de ciências e engenharias previstas para setembro ou outubro de 2025, que são a Febratex (Distrito Federal) e a Fecet, na cidade de Cascavel (Paraná).

Todos os participantes foram contemplados com um Curso de Imersão em Programação a ser realizado no formato EAD por professores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira. O evento foi realizado na Faculdade Estácio/FSP - Rolim de Moura, organizado pelo Presidente e Coordenação do Instituto MOCAM - Movimento Científico da Amazônia.


J Nogueira/PortalSGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Ciência & Tecnologia
Últimas notícias de Ciência & Tecnologia