Ciência & Tecnologia

Rondônia recebe doações de computadores para inclusão digital de jovens em vulnerabilidade

Programa do Governo Federal promove inclusão digital em Porto Velho com entrega de equipamentos recondicionados


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

Desde janeiro de 2023, alunos de Rondônia têm sido beneficiados com a doação de 20 computadores recondicionados, entregues pelo programa Computadores para Inclusão, do Governo Federal. A iniciativa, executada pelo Ministério das Comunicações (MCom), busca promover a inclusão digital de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, garantindo acesso à tecnologia e à qualificação profissional.

Os computadores foram entregues em dois Pontos de Inclusão Digital (PIDs) localizados em Porto Velho, onde são utilizados para capacitar a população local em cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Além de reaproveitar equipamentos, o programa também contribui para o descarte ambientalmente correto de resíduos eletrônicos, através dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), presentes em vários estados do Brasil.


O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou o fortalecimento do programa em todo o país, afirmando que os CRCs, que estavam presentes em pouco mais de 15 estados no início de 2023, estarão operando em todos os estados brasileiros até o final do ano. "Nosso objetivo é expandir os centros para que todos os estados possam receber os equipamentos e promover a inclusão digital," declarou o ministro.

Rondônia faz parte das 24 unidades da Federação que já foram contempladas pelo programa, que doou, até agosto de 2024, um total de 13.552 equipamentos em todo o país. A entrega dos computadores possibilita que jovens e adultos em situação de vulnerabilidade tenham acesso a cursos gratuitos e formação em tecnologia, facilitando a inclusão no mercado de trabalho.


Para os interessados em se inscrever no programa ou solicitar a doação de equipamentos, basta procurar um dos CRCs nos locais indicados ou acessar a página do serviço com uma conta gov.br.

A iniciativa, além de promover a inclusão digital, também tem um forte impacto ambiental. Desde seu início, o programa já deu destino adequado a mais de 844 mil equipamentos eletrônicos, evitando o descarte de 3 mil toneladas de resíduos. Em Rondônia, os equipamentos doados possibilitam uma nova oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para a população local, promovendo a inclusão social e o acesso à tecnologia de forma igualitária.

Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Ciência & Tecnologia
Últimas notícias de Ciência & Tecnologia