Cientistas dissecam baleia mais rara do mundo e fazem descobertas
Cientistas da Nova Zelândia dissecaram pela primeira vez na história uma baleia-de-dentes-de-espada, espécie rara e misteriosa que vive ao sul do Oceano Pacífico.
O indivíduo em questão encalhou em uma praia, próxima à foz do rio Taiari. "Foi a primeira vez que um espécime completo foi recuperado em boas condições para exame", informa texto no site do Departamento de Conservação da Nova Zelândia.
Durante a análise da carcaça, os pesquisadores descobriram pequenos dentes vestigiais no maxilar superior do animal. "Esses pequenos dentes embutidos na gengiva nos contam algo sobre a sua história evolutiva. É extraordinário ver isso e é apenas mais uma coisa sobre a qual não tínhamos ideia", avaliou o líder do estudo, Dr. Anton van Helden.
Além disso, os cientistas descobriram nove câmaras estomacais nessa baleia: "Em alguns desses estômagos, encontramos bicos de lula e algumas lentes dos olhos de lula, vermes parasitas e talvez outras partes de organismos dos quais não temos muita certeza", descreveu van Helden.
"Também encontramos estruturas interessantes associadas tanto à alimentação quanto à produção de som. Pesos, medidas e descrições foram feitas de vários músculos e órgãos, para nos ajudar a descrever esta espécie e fazer comparações com espécies relacionadas", projetou.
A pesquisa ainda conta com a participação inédita de grupos indígenas locais. "Tudo isso contribui para o corpo de conhecimento que estamos construindo", pontuou van Helden.
d24am