Getty Images
O governo Lula impôs sigilo de 15 anos a uma carta enviada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao chefe da diplomacia de Donald Trump, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.
Um documento obtido pela coluna mostra que o despacho telegráfico enviado pelo Itamaraty a Washington foi classificado como "secreto" e só poderá ser tornado público em 25 de novembro de 2039.
O Ministério das Relações Exteriores citou a lei 12.527 e justificou que a divulgação da carta poderia "prejudicar ou pôr em risco a condução de negociações ou as relações internacionais do país, ou as que tenham sido fornecidas em caráter sigiloso por outros Estados e organismos internacionais".
Segundo fontes do Itamaraty, a carta enviada em novembro de 2024 foi a primeira tentativa do chanceler, Mauro Vieira, de se aproximar do governo Trump. No documento, o ministro felicitava Marco Rubio por assumir a chefia da Secretaria de Estado.
O governo dos Estados Unidos, contudo, não respondeu ao telegrama enviado por Mauro Vieira. Mesmo após a ausência de resposta, o ministro de Lula prossegue na tentativa de estreitar laços com os EUA e se encontrou com Rubio nessa quarta-feira (30/7).
Trump sanciona governo Lula
A relação diplomática entre Trump e Lula chegou ao ápice da tensão após os EUA oficializarem taxas a produtos brasileiros e sancionarem o ministro Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky.
O STF emitiu um comunicado em defesa do magistrado da Corte, afirmando que "não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição".
Metrópoles