Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (31) a Operação Everest, visando desarticular uma organização criminosa especializada no contrabando de migrantes. A investigação revelou que o grupo promovia a migração ilegal para os Estados Unidos, envolvendo principalmente pessoas oriundas de Bangladesh e Nepal.
Conforme informações obtidas pelo Portal SGC, 104 policiais federais cumpriram 35 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva em Porto Velho (RO), Guajará-Mirim (RO), São Paulo (SP), entre outras. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal de Porto Velho (RO).
A organização aliciava migrantes asiáticos, oferecendo rotas clandestinas por valores próximos de dez mil dólares. As rotas partiam do Aeroporto de Guarulhos (SP), passavam por fronteiras no Norte do Brasil e seguiam por países da América Central até a fronteira dos EUA. O grupo operava com apoio de agentes de viagem, taxistas e "coiotes", além de realizar fraudes em pedidos de refúgio para garantir a permanência temporária dos migrantes no Brasil.
A investigação começou em 2023, após prisões em flagrante na fronteira com a Bolívia, e já resultou na prisão de seis suspeitos e no resgate de 22 migrantes ao longo de 2024. Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa.
Portal SGC