Foto: Reprodução
O radialista Roque Saldanha foi preso nesta sexta-feira (20), em Colatina, no Espírito Santo, após descumprir medidas cautelares impostas pela Justiça. Foragido desde 24 de novembro, Saldanha havia quebrado a tornozeleira eletrônica e gravado um vídeo com ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Saldanha foi inicialmente detido em janeiro de 2023, acusado de participar dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília. Segundo a denúncia, ele usava suas redes sociais para convocar atos violentos contra ministros do STF após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais.
Após ficar preso por dez dias, o radialista foi liberado sob uma série de condições, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de sua cidade. No final de novembro, porém, Saldanha gravou um vídeo justificando a retirada do dispositivo por feridas na perna e aproveitou para proferir ofensas contra Moraes. No vídeo, ele afirmou: "Tu deveria era criar vergonha na cara e aprender a virar homem, rapaz", seguido por uma série de palavrões.
A prisão de Roque Saldanha reforça as ações das autoridades contra o descumprimento de medidas judiciais e a incitação à violência. Ele será encaminhado novamente ao sistema prisional, onde aguardará os desdobramentos do processo.
Portal SGC