Pastor é preso suspeito de desviar mais de R$ 6 milhões do Sicoob em Porto Velho
Divulgação
A Polícia Civil do Paraná prendeu, em Curitiba, o pastor Clebson, de 45 anos, suspeito de envolvimento em um esquema de desvio milionário em uma cooperativa de crédito, em Porto Velho (RO). A investigação, conduzida pela Polícia Civil de Rondônia (PC-RO), aponta que os desvios ultrapassam R$ 6 milhões.
Clebson exercia a função de tesoureiro na cooperativa de crédito e, segundo a investigação, entre os dias 3 de maio de 2024 e 17 de janeiro de 2025, teria se apropriado de valores que deveriam ser registrados como Guias de Transporte de Valores (GTVs). No entanto, os lançamentos não foram inseridos no sistema contábil da instituição.
O inquérito foi instaurado a partir de um boletim de ocorrência por furto qualificado com abuso de confiança. Com o avanço das investigações e coleta de provas, a PC-RO solicitou a prisão temporária do suspeito, além de medidas cautelares como buscas domiciliares, quebra de sigilo bancário e bloqueio de contas.
Uma operação para cumprir os mandados foi deflagrada em 7 de março de 2025, mas o investigado não foi localizado, sendo considerado foragido desde então. Após diligências em parceria com a Polícia Civil do Paraná, o pastor foi encontrado na capital paranaense e preso.
Clebson foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam e a Polícia Civil reafirma o compromisso de esclarecer os fatos e responsabilizar todos os envolvidos no esquema.
Portal SGC