Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
Rondônia enfrenta um cenário crítico de segurança pública, com o avanço de facções criminosas, aumento de homicídios e tráfico de drogas. A violência, antes concentrada em grandes centros urbanos, agora se espalha por bairros periféricos e municípios do interior, colocando a população em risco. Disputas por território e controle de rotas estratégicas do narcotráfico alimentam os confrontos armados.
Em resposta, o Estado tem reforçado a atuação integrada das forças de segurança e da inteligência policial. O secretário de Segurança Pública, coronel Vital (ou autoridade designada), destacou em vídeo enviado pela assessoria que as operações buscam conter o avanço da criminalidade.
O conselheiro estadual da OAB-Rondônia, Dr. Clemilson Garcia, alerta que a falta de políticas de reinserção no sistema prisional agrava o problema. "Hoje o sistema não ressocializa; pelo contrário, torna os detentos novos integrantes do crime organizado", afirmou. Ele defende investimentos em educação, geração de oportunidades e inclusão social como medidas preventivas.
A situação exige articulação entre os Poderes e participação da sociedade civil. A OAB reforça a necessidade de ações que combatam não apenas a violência, mas suas causas estruturais. Enquanto o Estado amplia a repressão, especialistas cobram estratégias de longo prazo para garantir segurança e dignidade à população.
Portal SGC