Rondônia

Sema registra aproximadamente 360 denúncias de queimadas nos últimos dois meses

Com o aumento das queimadas em áreas urbanas, população é incentivada a denunciar práticas ilegais por meio de canais oficiais


Imagem de Capa

Foto: Wesley Pontes/ SMC

PUBLICIDADE

Nos meses de julho e agosto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) registrou mais de 360 denúncias de queimadas em áreas urbanas. A prática de atear fogo em terrenos baldios, quintais, lixo, folhas, galhos e entulhos é considerada crime ambiental e nunca foi permitida nas cidades. Além dos danos à saúde pública e ao meio ambiente, os infratores podem ser penalizados com pesadas multas.

Em um período crítico de estiagem, a Sema reforça a importância da colaboração da população para denunciar essas ações ilegais. As denúncias podem ser feitas por meio do WhatsApp (69) 9 8423-4092 ou pelo e-mail sema@portovelho.ro.gov.br, com a possibilidade de envio de fotos que comprovem a infração.

As equipes da Sema estão nas ruas para garantir o cumprimento da legislação ambiental, mas a participação da comunidade é essencial. Denunciar queimadas ajuda a proteger o meio ambiente e a saúde coletiva. A legislação prevê, além de penalidades financeiras, responsabilização criminal para quem for flagrado cometendo o ato.

Portal SGC

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia