Rondônia

Semtran conclui estudos de impacto no trânsito no entorno da nova rodoviária

Constatou-se que não há necessidade de novas alterações


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Foto: Leandro Morais/ SMC

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A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), concluiu os estudos técnicos sobre o impacto no trânsito nas vias próximas à nova rodoviária, com previsão de entrega para o dia 20 de dezembro. A análise não indicou a necessidade de mudanças estruturais no fluxo viário da região. A Semtran realizou uma avaliação detalhada das ruas ao redor do terminal, identificando possíveis demandas que poderiam afetar a qualidade do tráfego. O estudo concluiu que, apesar das mudanças, o tráfego local continuará fluindo normalmente, sem a necessidade de novas alterações no trânsito.

O relatório inicial sobre o impacto no trânsito foi elaborado no início de 2022, quando a antiga rodoviária ainda estava em operação. Não há previsão de aumento significativo no transporte interestadual, mas a nova rodoviária contará com uma estrutura moderna e funcional, garantindo mais conforto e segurança aos usuários.

Infraestrutura e Benefícios

A nova rodoviária contará com estacionamento para mais de 100 veículos, incluindo vagas exclusivas para acessibilidade, além de áreas dedicadas a taxistas e mototaxistas. A área construída foi ampliada, permitindo maior capacidade de estacionamento e acomodação para ônibus, atendendo tanto às necessidades atuais quanto às futuras.

Segundo o secretário da Semtran, Anderson Pereira, "anteriormente, havia problemas com a falta de vagas para táxis e mototáxis nas ruas, além da inexistência de espaço adequado para embarque e desembarque. O novo projeto, desenvolvido pela Semesc, resolve esses problemas, oferecendo um espaço reservado para taxistas e mototaxistas e garantindo um embarque e desembarque mais confortável".

Investimentos e Legislação

Todos os critérios estabelecidos pela legislação nacional e municipal, conforme a Lei nº 747/2018, foram rigorosamente seguidos para garantir a fluidez no trânsito e a mobilidade urbana. Estudos recentes realizados pelos engenheiros Francisco Ciarini e Vitor Guedes confirmaram que a capacidade das vias do entorno da rodoviária é suficiente para atender à demanda sem a necessidade de alterações no sentido das ruas ou ajustes estruturais. De acordo com a legislação, ao menos 1% do valor total da obra foi destinado a medidas mitigadoras no trânsito do entorno. Entre os investimentos realizados, destacam-se a modernização dos semáforos, a melhoria da sinalização horizontal e vertical, e outras ações voltadas para o ordenamento viário.

Com esses ajustes e investimentos, a nova rodoviária está preparada para oferecer um serviço de qualidade aos passageiros e operadores de transporte, sem causar impacto negativo na mobilidade urbana.


Portal SGC

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