Rondônia

Universidades promovem ciclo de rodas de conversa sobre linguagens indígenas e educação

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de março


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Foto: Reprodução

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O ciclo de rodas de conversa intitulado "Linguagens Indígenas e Territórios do Aprender: experiências na produção de materiais educacionais para as aldeias-escolas", será realizado nos dias 21/03, 25/04, 16/05 e 27/06, das 13h30 às 16h (horário de Rondônia). O evento será realizado de forma online, com encontros mensais.

As rodas de conversa são uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Governança Territorial Indígena: territórios, histórias, educação e sociobiodiversidade (Geografia Socioambiental), vinculado ao Departamento de Educação Intercultural Indígena da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com o Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia (LEIA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de março por meio deste link. O acesso ao evento será enviado por e-mail aos participantes inscritos.

O primeiro encontro ocorrerá no dia 31 de março, às 13h30, e contará com a participação de Romildo Araújo e Ezequiel Maria, ambos professores de Tupi-Potiguara em escolas indígenas situadas no território Potiguara (PB).


O evento tem como objetivo promover intercâmbios entre indígenas e parceiros sobre a construção de materiais didáticos específicos para as aldeias-escolas em diferentes territórios indígenas. Essa temática é de grande relevância para a formação de professores, tanto indígenas quanto não indígenas, que atuam nessas escolas, proporcionando uma aprendizagem baseada nas vozes que constroem a Educação Escolar Indígena no Brasil.

Os encontros contarão com a participação de pesquisadores e pesquisadoras indígenas, que compartilharão seus estudos e experiências práticas. O ciclo de rodas de conversa será uma oportunidade para fortalecer ações voltadas à produção de materiais didáticos para as aldeias-escolas, compreendidas como territórios de aprendizado.

O evento busca criar um espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre pesquisadores(as) sobre a produção de diferentes linguagens aplicadas ao ensino nas escolas indígenas. Além disso, pretende-se explorar propostas pedagógicas que transcendam os ambientes escolares, estendendo-se a outros espaços de aprendizado situados nas terras indígenas.

O ciclo contará também com a presença de sabedores e sabedoras indígenas, que compartilharão suas perspectivas e experiências na construção do conhecimento. De acordo com a professora Roseline Mezacasa, "o ciclo busca reunir estudantes e docentes de diversas áreas do conhecimento para uma experiência-ação voltada à construção de linguagens e ao fortalecimento da produção de materiais que contribuam com os povos indígenas em seus projetos de Educação Escolar Indígena".

Portal SGC

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