Rondônia

Primeiro dia do Festival do Peixe da Amazônia reúne sabores, conhecimento e cultura regional

O evento também oferece venda de artesanato, plantas e um espaço dedicado ao turismo rural da capital


Imagem de Capa

Foto: Interfrazão

PUBLICIDADE

O primeiro dia do 2º Festival do Peixe da Amazônia foi marcado por uma rica combinação de gastronomia, conhecimento e expressões culturais. A abertura do evento contou com palestras voltadas ao setor pesqueiro, promovendo um valioso intercâmbio de experiências entre especialistas, pescadores e o público em geral. A programação cultural também teve destaque, com uma belíssima apresentação do coral do Centro Municipal de Arte e Cultura da Escola Jorge Andrade, encantando os presentes.

Além disso, os visitantes puderam conhecer uma exposição repleta de produtos ligados à atividade pesqueira, como caiaques e equipamentos especializados. "É uma iniciativa muito importante, pois busca valorizar tanto a inovação quanto os saberes tradicionais que moldam a pesca na região amazônica, evidenciando sua relevância cultural e econômica", comentou João Pedro, que visitou o festival pela primeira vez.

A gastronomia foi, sem dúvida, o grande destaque da programação. Pratos preparados com peixes típicos da região, como o pirarucu e o tambaqui, conquistaram os paladares do público. Para a funcionária pública Mara Valverde, os sabores da Amazônia foram realçados com criatividade e respeito aos ingredientes locais. "Eu amei a gastronomia do festival. Estou encantada com tudo que está sendo apresentado aqui", destacou Mara.

O evento também oferece venda de artesanato, plantas e um espaço dedicado ao turismo rural da capital. Outro atrativo é a exposição de peixes em aquários, que permite a estudantes e visitantes conhecerem de perto algumas das espécies que habitam o rio Madeira.

Segundo Ivana Frazão, CEO da INTERFRAZÃO e idealizadora do evento, as atividades possuem um forte caráter educativo e despertam nos jovens o interesse pela preservação ambiental. "É uma forma de aproximar estudantes e visitantes da biodiversidade do rio Madeira. Quando eles veem essas espécies de perto, despertam não apenas a curiosidade, mas também o senso de responsabilidade com a conservação do meio ambiente", afirma Ivana.

Portal SGC


Mais lidas de Rondônia
Últimas notícias de Rondônia