O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) virou alvo de denúncia no Ministério Público Federal nesta terça-feira (22), após declarações polêmicas feitas em frente ao Congresso Nacional.
Em meio à repercussão das medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar rondoniense foi gravado fazendo supostos apelos por uma intervenção militar no país aos moldes do golpe de 1964, que, segundo ele, é motivo de "orgulho".
A representação foi protocolada por Leonardo Carvalho Bastos, que solicitou ao MPF uma investigação criminal e eleitoral contra o deputado, além do seu depoimento no inquérito 4921/DF, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Vídeos e áudios anexados à denúncia mostram Chrisóstomo exaltando o regime militar e inflamando apoiadores com discursos que, segundo o denunciante, atentam contra a ordem democrática. A fala incendiária acontece em um momento de forte tensão política, colocando novamente em xeque os limites do discurso de autoridades eleitas.