Fotos: Frank Néry/Daiane Mendonça/ Arte: Tony Santos
As projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) de Rondônia em 2025 seguem em trajetória ascendente, conforme aponta a mais recente atualização da Resenha Regional de uma instituição financeira divulgada em julho.
O estado, que anteriormente ocupava a terceira posição no ranking nacional, e dividia o segundo lugar com outra unidade federativa com índice de 4,7%, agora assume isoladamente o segundo maior crescimento do país, com previsão de 5,5%. Rondônia fica atrás apenas do Mato Grosso, consolidando-se ainda como o estado de maior crescimento econômico da Região Norte.
O desempenho positivo do PIB reflete o fortalecimento da economia rondoniense, resultado direto da soma de bens e serviços produzidos no estado. Esse avanço evidencia a combinação eficiente entre o empreendedorismo da população local e as políticas públicas implementadas pelo Governo de Rondônia, que tem como objetivo tornar o estado um dos melhores lugares para se viver e trabalhar no Brasil.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Lauro Fernandes, destacou que Rondônia é essencialmente agrícola, com cadeias produtivas do campo altamente bem-sucedidas, além de apresentar dinamismo nas áreas de comércio e serviços. Segundo ele, "Rondônia é esse cantinho especial no Brasil, onde as políticas públicas voltadas para fortalecer a economia estão alcançando muito sucesso, resultando em um estado cheio de empresas, empregos e repleto de conquistas".
Entre as ações do Governo de Rondônia que vêm impulsionando esse crescimento estão o apoio à produção de alimentos sustentáveis, capacitações voltadas à cultura exportadora, linhas de crédito para pequenos negócios, incentivo à inovação, desburocratização da abertura de empresas, promoção do estado em missões nacionais e internacionais, fortalecimento da educação profissional com oferta de cursos gratuitos e investimentos robustos na infraestrutura dos 52 municípios rondonienses.
Portal SGC