Saúde

Vacina contra gripe está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e evitar complicações e internações causadas pelo vírus


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

No último sábado, 28, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Ji-Paraná promoveu o Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe). A imunização foi destinada a todas as pessoas acima de seis meses de idade. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as equipes de vacinação também estiveram presentes nas praças Jardim dos Migrantes e Cedel. Mais de 620 doses da vacina foram aplicadas durante a ação. Além disso, foram realizadas vacinas de rotina, com um total de 140 doses administradas.

A campanha de vacinação, que começou no dia 6 de setembro, seguirá até 26 de outubro, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e evitar complicações e internações causadas pela gripe. A meta é vacinar 90% do público-alvo. "Para se vacinar, é necessário comparecer à UBS mais próxima, portando a caderneta de vacinação e documentos pessoais", destacou Cristiane Della Libera, enfermeira e diretora da Divisão de Imunização da Semusa.

Agora, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, após a ampliação do público pelo Ministério da Saúde. A campanha para os grupos prioritários também continua.

A Semusa está realizando a campanha em parceria com empresas e hospitais do município, atendendo a solicitações e promovendo ações em pontos estratégicos, como supermercados e shopping centers.

A gripe é uma infecção respiratória aguda, provocada pelo vírus da Influenza, que possui alto potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são os responsáveis pelas epidemias sazonais, enquanto o vírus influenza A pode ocasionar grandes pandemias.

O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, internações e mortalidade relacionadas ao vírus. A vacina pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, utilizando seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.

Texto: Leandro Pereira

Fotos: Chico Limeira e Júnior Caju


Leandro Pereira


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Qual sua maior preocupação em relação à seca no rio Madeira nos próximos meses?

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde