Foto: Fabiano do Carmo/Portal SGC
Txai Suruí ativista indígena foi tema da quadrilha Nova Junina do Orgulho durante o 40º Arraial Flor do Maracujá. A quadrilha trouxe aspectos e histórias da luta indígena.
Txai conversou com o portal SGC. A ativista falou que se emocionou desde o momento em que recebeu o convite para ser homenageada até os últimos segundos de apresentação da quadrilha no Flor do Maracujá.
"É muito emocionante pra mim, é incrível o reconhecimento, principalmente de uma quadrilha que você imagina que não tem nada a ver com os povos indígenas, e decidiu homenagear a mim e ao meu povo, é histórico mesmo", disse Txai.
Sobre o convite para ser tema da agremiação, disse que é muito importante essa troca entre culturas e também uma oportunidade para mostrar ao público a luta dos povos indígenas.
"Eu acho que é muito importantíssimo num lugar como esse, que dialoga com a nossa população, com a população da nossa cidade, que valoriza a nossa cultura local e que está falando de um povo originário que é daqui do nosso estado. Então, acho que isso é muito importante para lembrar a importância dos povos indígenas, para valorizar também as nossas quadrilhas, para a gente fazer essa união de forças, para estar cada vez mais forte", contou Txai.
Arraial Flor do Maracujá
A 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, uma das festas juninas mais tradicionais de Porto Velho, começou na última sexta-feira (21) e seguirá até o dia 30 de junho. O evento, que ocorre no Parque dos Tanques, celebra a cultura local com dez dias de apresentações vibrantes e muita diversão.
A programação inclui um total de 32 agremiações folclóricas, entre quadrilhas juninas e bois-bumbás. O Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC) estará presente, cobrindo o evento em todas as suas plataformas digitais e mídias convencionais, como rádio e televisão, através da RedeTV! Rondônia e Rádio Transamérica.
Os interessados também podem acompanhar toda a programação pelo aplicativo SGC Play, disponível para Android e iOS, bem como pelo canal do YouTube do Portal SGC, garantindo que ninguém perca um momento desta celebração cultural.
Fabiano do Carmo - Portal SGC