Colunas |

O DIA NA HISTÓRIA

17.07.24 - BOM DIA!


RONDÔNIA

1919 - Protestos em Vila Murtinho, com o fechamento da estação de telégrafo, devido ser o local de grande volume de negócios com os bolivianos. 

1947 - A senhorita Carolina Figueiredo é a 1ª mulher a pilotar um avião saindo de Porto Velho, numa viagem até Guajará-Mirim. 

1948 - A pedido do seringalista Joaquim Pereira da Rocha um laboratório em São Paulo confirma que as amostras da "terra preta", colhidas em seu seringal, são de manganês - cassiterita.

1957 - Inaugurado no Bairro Nossa Senhora das Graças o Posto de Saúde "Dr. Tanajura", homenagem ao 1º prefeito eleito Joaquim Augusto Tanajura.

1982 - Enquanto o presidente PDS, Claudionor Roriz, nega ter convidado o coronel Godoy a voltar ao partido, no PMDB há forte resistência ao uso de sublegenda na disputa ao Senado.

1987 - O prefeito Tomás Correia (PVh), responde novo processo que pode afastá-lo do cargo.

1990 - Artigo "Para não chorar depois", da jornalista Beth Costa denuncia: o Corpo de Bombeiros não tem condições mínimas de trabalhar e cumprir sua missão.

HOJE É

Dia de Proteção às Florestas ou Dia do Curupira.

Dia Mundial do Emoji. 

Católicos celebram Santa Marcelina, Santo Aleixo, 

BRASIL

1822 — Império do Brasil: D. Pedro I extingue o sistema de sesmarias de terras.

1994 - O Brasil vence a Itália (pênaltis) e é pela 4ª vez campeão mundial de futebol. 

MUNDO

1902 — Willis (1876/1950) cria o 1º ar-condicionado.

1918 - Comunistas assassinam toda a família imperial russa. 

FOTO DO DIA

1982 - A 1ª CARTA ESTADUAL (II)


Para ajudar os constituintes rondonienses, a UNALE - União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais mandou técnicos, mas o grande debate foi o capítulo que tratou do Ministério Público.

O assunto atraiu a atenção dos MPs no país, que pretendiam ganhar força, usando Rondônia como teste, para tornar constitucional a autonomia administrativo/financeira do MP, o que conseguiram na CF/1988..

O governo reagiu e coube ao presidente do TJ Fouad Zacharias tratar com os deputados. "Ele dizia que o promotor precisava só do paletó e uma cadeira", lembrou o 1º Procurador Geral do MP, professor Edson Jorge Badra.

A criação dos municípios de Cerejeiras do Oeste FOTO) e Rolim de Moura, na véspera da promulgação gerou mais problemas. 

Deputados acusaram o governador Teixeira de descumprir um acordo de não criar mais municípios, ele criara 6 por decretos, a partir da aprovação da Constituição. E que isso seria definido por leis aprovadas pelo Legislativo. 

Eu não consegui confirmar se houve ou não tal acerto.

Lúcio Albuquerque

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Postagens mais lidas de
Últimas postagens de