Colunas |

O DIA NA HISTÓRIA

4.12.24 - BOM DIA!


RONDÔNIA

1919 - Com 121 votos, o padre Raymundo Oliveira é eleito Superintendente (prefeito) de Porto Velho, na única vez que em um religioso foi eleito para a função.

1938 - A Panair do Brasil anuncia o restabelecimento da linha Rio Branco/Porto Velho/Manaus, com duas saídas e chegadas semanais.

1948 - O Governo Federal destinou 300 mil cruzeiros para construção de um Centro de Puericultura em Porto Velho.

1956 - Pelo Campeonato Brasileiro, em Porto Velho: Rondônia 1x6 Amazonas.

1978 - Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo.

1983 - Cinquenta mil pessoas, em todo o Estado, estão sem crédito para comprar neste natal, devido a dívidas não pagas, conforme o SPC.

1985 - Lei assinada pelo governador Angelo Angelin concede autonomia financeira de administrativa à Junta Comercial.

1986 - Começa a funcionar em Porto Velho a TV Madeira-Mamoré, do Governo, no horário das 17 às 21 horas.

1990 - Sem dinheiro para pagar deslocamento e outros serviços, o TJ cancelou a correição prevista para ser feita em 10 municípios.

HOJE É

Dia do Orientador Educacional. Dia do Perito Criminal. Dia do Orientador Educacional. Dia Mundial da Propaganda. Dia do Pedicuro e do Podólogo. Dia de Iansã (cultuada no candomblé e na umbanda)

Católicos lembram Santa Bárbara, São João Damasceno,

BRASIL

1810 - O rei Dom João VI cria a Academia Real Militar, atual AMAN.

1985 - Morre o cantor e compositor, radialista e cineasta Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha (n. 1927), o artista que mais vendeu no Brasil mais de 190 milhões de discos.

MUNDO

1563 — Iniciado em 1545, é encerrado o Concílio de Trento.

1791 - Circula na Inglaterra o "Britain’s Observer", o 1º jornal a circular domingo no mundo.

FOTO DO DIA


RELENDO FRANCISCO MATIAS

Francisco Matias, escritor, jornalista, historiador, analista político, professor, palestrante, bom contador de piadas, dono da Seção Norte, melhor empresa de pesquisa que Rondônia já produziu, nos deixou naquele tempo da covid.

Uma manhã, há muitos dias internado, mandou uma mensagem final: "Estou indo para a UTI". Como eu costumo dizer, "pegou o expresso da meia-noite".

Nos reuníamos todas as manhãs no escritório do Carlinhos Araújo (expressãorondonia.com.br), onde religiosamente "filávamos o café", e sua diversão matinal era entrar num grupo, creio de professores da Unir e os ficar atazanando antes de decidir o que fazer de mais importante.

Autor de vários livros, um ou dois em parceria com Carlinhos, deixou uma obra pronta para publicação, uma pesquisa sobre documento de imensa importância para Rondônia, o "Tratado de Petrópolis". Um de seus textos, fora do contexto histórico, mas sobre um vizinho, o "Pinguilite".

Lúcio Albuquerque

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de
Últimas postagens de