Colunas |

O DIA NA HISTÓRIA

5.4.25


RONDÔNIA

1923 - Instalada, presidida pelo "sr. H. Sievers", a Liga Desportiva Porto-Velhense, a 1ª entidade do desporto local.

1937 - Pelo Decreto-lei 1547 o Governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a EFMM.

1955 - José Ribamar de Miranda toma posse como governador do Território (até 10.1956).

1978 - Reportagem do Jornal Alto Madeira denuncia: "Madeira-Mamoré está a leilão". A ferrovia, paralisada em 1972, tem seu acervo leiloado.

1988 - Dois professores, dois alunos e uma funcionária administrativa, mantém "greve de fome" na Unir, pela exoneração do reitor professor Álvaro Lustosa.

1990 - O repórter Rubens Coutinho (AM) inicia uma série de reportagens sobre o Mocambo, bairro que nasceu com a cidade e hoje vive o medo devido ao alto nível de criminalidade que também ameaça o cemitério dos Inocentes.

HOJE É

Dia Nacional das Telecomunicações. Dia Nacional do Filho. Dia do Propagandista Farmacêutico. Dia dos Fabricantes de Material de Construção.

Católicos celebram Santa Irene, São Vicente Ferrer

BRASIL

1928 - A professora Celina Guimarães Viana (1890/1972) é a primeira mulher a votar no Brasil, em Mossoró/RN. 1968 — O movimento Frente Ampla é definitivamente proscrito. 2010 — Forte temporal no Rio de Janeiro provoca cerca de 210 mortes.

MUNDO

1976 — Começa, na Praça da Paz Celestial (Pequim) o Incidente em Tian'anmen, um protesto contra a repressão do regime chinês.

FOTO DO DIA


A PORTARIA 195 (V)

A CAÇAMBA QUE CAPOTOU

O piso da única via ligando Porto Velho ao aeroporto do Belmont era a - atual Avenida Lauro Sodré, seu piso era de areia e muito cascalho, e se hoje há uma curva que preocupa qualquer motorista, era a localizada atrás da cabeceira da pista do campo de pouso.

E foi ali que aconteceu o acidente com maior número de vítimas em Porto Velho, quando uma caçamba, capotou, transportando dezenas de garimpeiros retirados dos grotões de cassiterita que estavam sendo levados para o aeroporto onde seriam embarcados em aviões da FAB para outros locais.

A melhor dedução é que, dirigido em alta velocidade e com "carga solta" em cima, a caçamba tenha derrapado na curva e seus passageiros atirados em meio a destroços da caçamba. O comentário foi que pelo menos oito dos garimpeiros morreram na hora.

No garimpo a maioria daqueles homens e mulheres é conhecida por apelido. Por isso alguns dos mortos do capotamento da caçamba não teriam sido identificados, e foram sepultados como indigentes, conforme me disse um líder da categoria de trabalhadores.

Lúcio Albuquerque

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de
Últimas postagens de