Colunas |

Retrato do diretor quando jovem

Confira a coluna


Há 12 anos o jornalista e escritor Nelson Motta lançava uma das melhores biografias do cineasta Glauber Rocha. Com o título "A Primavera do Dragão", a obra acompanha, não o consagrado e polêmico diretor, mas o jovem Glauber quando ainda era apenas um estudante fã de cinema em Salvador e seus primeiros passos como cineasta ao realizar curtas e os longas "Barravento" e "Deus e o diabo na Terra do Sol".

Motta pretendia escrever uma biografia de Glauber Rocha, mas desistiu quando soube que Zuenir Ventura tinha um vasto material, entrevistas gravadas em fita K-7, no entanto, esqueceu num táxi e não conseguiu recuperar. Uma década depois, Nelson Motta retomou o projeto utilizando o material que havia colhido e estava guardado numa caixa empoeirada.

Lançado pela editora Objetiva, "A Primavera do Dragão" traz um relato excelente sobre a infância e adolescência do diretor baiano, sua relação conflituosa com o pai Adamastor, o amor, apoio e admiração de sua mãe, dona Lúcia, as aventuras boêmias com seu grupo de amigos, as apresentações teatrais de poesia, as discussões sobre cinema, a amizade com futuros cinenovistas que se tornariam conhecidos, entre eles, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, David Neves e outros.

O biógrafo encerra o livro quando Glauber Rocha retorna do Festival de Cannes, onde concorreu com "Deus e o diabo na Terra do Sol", juntamente com a obra prima "Vidas secas", do mestre Nelson Pereira dos Santos. Cacá Diegues também participou com seu longa "Ganga Zumba". Era o Cinema Novo brilhando na Europa. Os filmes de Glauber e Nelson perderam para a comédia musical "Os guarda-chuvas do amor", longa totalmente cantado.

"A Primavera do Dragão", um livro que se lê com prazer, não apenas pelo conteúdo, mas pelo texto de Nelson Motta, cuja obra inclui o sensacional "Noites Tropicais", "Vale Tudo", biografia de Tim Maia, "As sete vidas de Nelson Motta", "As 101 canções que tocaram o Brasil" e o mais recente, sua autobiografia, com o sugestivo título "De cu pra lua". Isso sem falar na sua obra ficcional.

Humberto Oliveira

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de
Últimas postagens de