A aposta no governo Lula para a decisão de Moraes sobre Bolsonaro
brics
Ministros do governo Lula apostam que o ministro do STF Alexandre de Moraes não determinará a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro nas próximas horas, como parte da esquerda espera.
A avaliação é de que, após os esclarecimentos prestados pela defesa de Bolsonaro, Moraes dará uma decisão apenas esclarecendo os limites das medidas cautelares impostas por ele ao ex-presidente.
Nos bastidores, ministros do núcleo duro do governo Lula avaliam que Moraes não pode impedir Bolsonaro de conceder entrevistas, conforme os últimos despachos do magistrado dão a entender.
Nas últimas horas, Moraes foi criticado por ex-ministros do Supremo. A decisão do magistrado também foi alvo de editorais de veículos de imprensa, entre eles, o jornal O Globo.
A avaliação é de que impedir Bolsonaro de conceder entrevistas fere a liberdade de imprensa. Ministros lembram que o próprio Lula foi alvo de cerceamento de entrevistas quando estava preso.
A aposta predominante no Palácio do Planalto é de que, caso Bolsonaro não descumpra de forma explícita as cautelares, ele só será preso mesmo após ser condenado pela Primeira Turma do STF.
metrópoles