Reprodução
A megaoperação da Polícia no Complexo do Alemão e na Penha, na Zona Norte do Rio, causou o cancelamento de diversos eventos nesta terça-feira (28). A ação, voltada contra o Comando Vermelho, já registra 64 mortos e 81 presos, segundo informações oficiais.
Com a recomendação da Prefeitura para que moradores evitem deslocamentos, escolas de samba, teatros e centros culturais interromperam suas programações. Grande Rio, Viradouro, Imperatriz Leopoldinense, Império Serrano e União da Ilha suspenderam os ensaios e atividades agendadas.
Escolas de samba suspendem ensaios por segurança
A Grande Rio comunicou o cancelamento do ensaio comunitário. "A decisão visa garantir a segurança e o bem-estar de todos os integrantes, componentes e do público", informou a agremiação.
A Imperatriz Leopoldinense também divulgou nota oficial. "Informamos que por conta do ocorrido no CPX e região da Zona da Leopoldina, nossas atividades estão suspensas no dia de hoje. Que o amanhã seja melhor e mais digno".
O Império Serrano seguiu a mesma decisão. "Diante da onda de violência que assola a Zona Norte do Rio, optamos por cancelar o ensaio que seria realizado nesta terça-feira (28)".
A Viradouro também comunicou a suspensão de suas atividades. "Nesta terça-feira, dia 28, nosso ensaio de quadra está cancelado. Desejamos que os próximos dias sejam de paz e que possamos voltar a nos encontrar na próxima terça-feira, dia 4 de novembro".
Shows e apresentações culturais adiados
A Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema anunciou o adiamento do espetáculo "Palavras de Mulher". "Os ingressos adquiridos para a apresentação de hoje continuam válidos e poderão ser utilizados normalmente para o espetáculo de amanhã, quarta-feira, 29 de outubro, no mesmo local e horário. Agradecemos a compreensão de todos e lamentamos pelo transtorno,
A Academia Brasileira de Letras também adiou sua programação. "Em razão da operação da Polícia Civil nos complexos da Penha e do Alemão, nesta terça-feira, 28, os eventos previstos para hoje na ABL foram adiados"
"O show de Paula Toller, marcado para a noite desta terça-feira (28/10), foi adiado devido ao ambiente de insegurança. A nova data será anunciada em breve", informou o Flu Music, que fica na Barra da Tijuca.
Beco do Rato, no Centro do Rio também cancelou as atividades."Esperamos retomar a programação amanhã, se seguro for, com a alegria e o samba de sempre".
Clima de apreensão em toda a cidade
Os cancelamentos se estenderam por diferentes setores culturais e refletem o impacto da operação policial na rotina dos cariocas. As instituições informaram que novas datas e retomadas de atividades dependerão da normalização da situação de segurança pública.
O dia