Embarcações enfrentam risco de encalhar no rio Madeira devido à seca histórica
Reprodução
A seca severa que atinge o rio Madeira tem prejudicado a navegação de embarcações, que seguem lentamente com o nível da água no limite. A profundidade do rio está 3 metros abaixo do padrão para esta época do ano, agravando a situação no Amazonas e Rondônia.
Nos últimos dias, vídeos começaram a circular nas redes sociais mostrando embarcações lutando para atravessar o rio Madeira, que enfrenta um dos períodos mais críticos de estiagem de sua história. As imagens mostram barcos navegando com extrema cautela, próximos ao encalhe, devido ao baixo nível das águas. Muitos internautas apontaram que o excesso de carga pode estar contribuindo para as dificuldades, dificultando ainda mais o trânsito fluvial.
No dia 28 de agosto de 2024, o Comitê de Enfrentamento à Estiagem decretou Situação de Emergência em 62 municípios do Amazonas por conta da seca. O rio Madeira, que passa por Porto Velho (RO), registrou uma profundidade de apenas 41 cm, um recorde histórico, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB). A expectativa é que a situação se agrave ainda mais até outubro, com novos recordes de baixa.
Veja o vídeo:
Portal SGC