Reprodução/F1 Site
Gabriel Bortoleto estreou na Fórmula 1 no início da temporada, mas somente hoje viveu o momento mais aguardado: sua primeira corrida "em casa", em Interlagos, o palco eterno de Ayrton Senna. Diante de um mar de torcedores brasileiros animados para a Sprint Race, que terminou com vitória de Lando Norris, o público também levou um susto com o acidente envolvendo o jovem piloto da Sauber nos minutos finais.
Bortoleto ocupava a 11ª posição e disputava o 10º lugar com Alex Albon, da Williams, quando perdeu o controle na entrada do S do Senna, ainda no fim da reta principal. O carro atingiu o muro dos boxes e, em seguida, foi lançado para a área de escape.
A telemetria registrou 339 km/h no momento da perda de controle, com impacto de 34G na primeira batida e impressionantes 57G na segunda. A expectativa é de que um novo chassi fique pronto a tempo para a classificação.
A Sauber divulgou um comunicado após o acidente:
Comunicado da Sauber: "Após verificações preventivas no Centro Médico do circuito, informamos que Gabriel Bortoleto está bem e não sofreu ferimentos. A equipe agradece aos comissários, à F1, à FIA e ao time do Centro Médico pelo excelente atendimento. Agora, o foco se volta à preparação dos carros para a sessão de classificação desta tarde."
A F1TV confirmou que Gabriel Bortoleto irá participar da classificação usando um chassi reserva.
Terra