GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
O Flamengo se sagrou campeão do Brasileirão nesta quarta-feira (3), no Maracanã. A equipe carioca derrotou o Ceará por 1 a 0, em partida válida pela 37ª rodada da competição nacional.
O gol do título do Mengão foi marcado pelo ponta Samuel Lino. Este foi o quarto tento do atacante de 25 anos com a camisa do time rubro-negro em 28 jogos na temporada. Ele chegou no clube em julho, anunciado como reforço mais caro da história da equipe.
Este é o oitavo título do Flamengo no Campeonato Brasileiro (1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025). Vencedor do Módulo Verde da edição de 1987, a Confederação Brasileira de Futebol considera o Sport como único campeão do torneio.
Sobre a partida
Em busca de confirmar o título do Brasileirão, o Flamengo chegou logo aos três minutos, em finalização do volante Jorginho de fácil defesa para o goleiro Bruno Ferreira. Já aos 26, o próprio Jorginho arriscou de fora da área e mandou para fora.
Após insistir, o Mengão saiu na frente na marca de 37 minutos. O meia Jorge Carrascal encontrou ótimo passe para o ponta Samuel Lino, que bateu por baixo das pernas do goleiro adversário para abrir o placar no Maracanã.
Atrás na partida, o Ceará passou a se lançar mais vezes ao ataque a partir da volta do intervalo. Aos seis minutos, o ponta Fernandinho cruzou na segunda trave e o lateral Fabiano Souza apareceu desviando para fora. Pouco depois, o próprio Fernandinho acertou um cruzamento perigoso e o zagueiro Léo Pereira afastou o perigo.
O Flamengo voltou a assustar na marca de 14 minutos. O meia Giorgian de Arrascaeta enfiou a bola para o atacante Bruno Henrique, que chutou nas mãos de Bruno Ferreira.
A polêmica de 1987
A contagem de títulos do Brasileirão ainda esbarra na polêmica de 1987. Naquele ano, o Clube dos 13 organizou a Copa União, vencida pelo Flamengo, enquanto a CBF realizou paralelamente o Módulo Amarelo, cujo campeão foi o Sport. A confusão começou quando a CBF determinou um quadrangular entre os dois módulos, recusado pelo Flamengo.
Anos depois, a Justiça reconheceu o Sport como campeão oficial de 1987, posição mantida pela CBF. Mesmo assim, o tema ainda é bastante debatido e causa divergência.
CNN