Divulgação
Um grupo de imigrantes que está preso no centro de detenção de Bluebonnet, na cidade de Anson, no Texas, formou um ‘SOS’ humano em apelo por socorro. A imagem foi captada por um drone da Reuters, na última segunda-feira, 28, e divulgada nesta quarta, 30.
O vídeo, que ganhou a mídia mundial, mostra 31 homens, usando uniformes vermelhos, formando as letras no pátio da instalação. De acordo com a agência de notícias, dez dias antes, dezenas de venezuelanos detidos receberam notificações de imigração alegando que eles faziam parte de uma gangue de seu país de origem, Tren de Aragua, e que estavam sujeitos a deportação sob uma lei de guerra.
Familiares de sete dos detentos afirmaram à Reuters que eles não são criminosos e recusaram-se a assinar o documento. Apesar da recusa, o grupo foi colocado em um ônibus e levado de volta ao centro de detenção.
Os imigrantes seriam levados para Cecot, uma prisão de segurança máxima em El Salvador, mas a Suprema Corte bloqueou temporariamente as deportações. Ao menos 137 venezuelanos já foram enviados pelo governo Trump recentemente.
A unidade Bluebonnet manteve uma média de 846 detentos por dia no ano fiscal de 2025, segundo dados de detenção do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE). No último sábado, 24, um funcionário da imigração visitou o local e respondeu a algumas perguntas dos detidos, conforme gravação de áudio da visita obtida pela Reuters.
Eles queriam saber o motivo do governo estadunidense estar tentando enviá-los para El Salvador e o que estava acontecendo com as datas dos julgamentos de imigração. A autoridade explicou que os EUA tentaram tirá-los de lá sob a Lei de Inimigos Estrangeiros, em um processo que tramita separado das audiências programadas no tribunal de imigração.
Terra