Decisão de taxar o Brasil foi tomada apenas por Trump, diz jornal
reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou sozinho a decisão de taxar o Brasil em 50%, além de expressar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciada nessa quarta-feira (9/10). Pessoas próximas a Trump afirmam que ele comunicou a iniciativa durante reunião privada na Casa Branca, sem que, para isso, tenha conversado com os assessores econômicos.
Segundo a imprensa norte-americana, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é, de fato, o agente brasileiro que causou a taxação ao Brasil. Eduardo vem circulando pelos corredores da Casa Branca, desde março, em busca de apoio das autoridades norte-americanas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O filho 03 de Bolsonaro afirma que Moraes é "um perigoso juiz da Suprema Corte brasileira que quer jogar ele e seu pai na prisão". As informações são do jornal The New York Times,
Eduardo Bolsonaro é investigado pela Polícia Federal justamente sobre a sua movimentação nos Estados Unidos. Na terça-feira (8/7), Moraes atendeu a um pedido da corporação por mais prazo para concluir as investigações sobre o parlamentar por obstrução de Justiça. Com isso, o inquérito foi prorrogado por 60 dias.
Trump, tarifas, Brasil e Bolsonaro
Trump tem ameaçado o mundo com a imposição de tarifas comerciais, desde o início do mandato, e tem dado atenção especial ao grupo do Brics e ao Brasil.
O presidente norte-americano chegou a ameaçar taxas de 100% aos países-membros do bloco que não se curvarem aos "interesses comerciais dos EUA".
Após sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Trump ameaça aumentar as tarifas sobre exportações brasileiras.
Nessa quarta-feira (9/7), o líder norte-americano alegou que o Brasil não está "sendo bom" para os EUA.
A medida de Trump foi divulgada na quarta, por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No documento, o norte-americano voltou a criticar o julgamento de Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022.
Trump classifica como "vergonhosa" a forma como o ex-presidente está sendo pela Justiça brasileira tratado e cita as ações contra redes sociais no Brasil.
Tarifa no topo
Diante da nova taxa, o Brasil se tornou o país com tarifas mais altas do mundo, aplicadas pelos EUA, entre as 22 anunciadas por Trump.
A taxa entra em vigor a partir de 1º de agosto e será cobrada separadamente de tarifas setoriais, como as que atingem o aço e alumínio brasileiros. Em abril deste ano, o Brasil já havia sido atingido pelo tarifaço de Trump e teve os produtos tarifados em 10%.
Além disso, as taxas norte-americanas de 50% sobre o aço e o alumínio e mais 50% de taxas anunciadas sobre o cobre nesta quinta-feira (10/7) afetam o país.
metrópoles