Rio Machado cheio na região de Ji-Paraná
J Nogueira
O nível do Rio Machado na região central do Estado se aproxima da sua cota máxima aceitável que é de 10,30cm. A partir desse nível, a água começa a invadir pontos considerados baixos do município de Ji-Paraná. Nesta segunda-feira (16/1/25), a régua registrou 9,92cm, considerado pelas autoridades como sinal de alerta.
Em Ji-Paraná, no período do inverno amazônico, sempre que o Machado transborda, diversas famílias ficam prejudicadas em alguns bairros como parte do Primavera, Dom Bosco, Duque de Caxias, Casa Preta, Urupá, São Francisco e do centro do primeiro distrito. Algumas delas precisam sair dos imóveis e procuram abrigo na casa de familiares e apoio da Defesa Civil local. O Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) é formado pelas secretarias de Assistência Social e Família (Semasf), Educação, Saúde, Esportes, Obras e do Corpo de Bombeiros. A coordenação do Comdec é da servidora Meire Zanetim.
Elevação da água do Machado, neste município está tendo uma alta considerável desde o início da semana. Na segunda-feira, a régua marcou 9,08, depois chegou aos 9,18; 9,36 e nesta quinta em 9,92 no início da manhã. A cheia do Machado, em caso de alagamentos, além de prejudicar famílias, também prejudica a pesca na região, segundo o presidente, Manuel Messias.
Jota Nogueira/ Portal SGC