Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
Empreendedores, pequenos produtores e trabalhadores informais de Porto Velho agora têm acesso gratuito a serviços que facilitam a formalização e o desenvolvimento de seus negócios. A 6ª edição do Programa Cidadania Empresarial, promovido pelo governo com apoio de diversas instituições, oferece desde a abertura de CNPJ até orientações fiscais e acesso a crédito.
Histórias como a de Léia de Lima, que começou vendendo picolés de forma informal, ilustram o impacto da iniciativa. Após receber orientação, ela decidiu formalizar seu negócio e hoje usufrui dos benefícios de ser uma Microempreendedora Individual (MEI).
Além da formalização, o programa inclui consultorias e serviços voltados ao produtor rural, como cadastro no Programa de Agricultura Familiar e informações sobre iniciativas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PROVE (Programa de Vendas em Feiras).
Débora Rahal, coordenadora do Nota Legal Rondoniense, destaca que os participantes também podem se beneficiar da emissão de notas fiscais, aumentando suas oportunidades no mercado.
A sexta edição do Cidadania Empresarial está sendo realizada no Ginásio Cláudio Coutinho e segue até esta sexta-feira, atendendo quem busca regularizar e impulsionar seus negócios de forma integrada e sem custos.
Portal SGC