Jose Cruz/Agência Brasil
Faltando menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a dica para os estudantes é desacelerar. Especialistas alertam que controlar o nervosismo e a ansiedade é fundamental para um bom desempenho nas provas, que serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
No estado de Rondônia, 46.801 candidatos se inscreveram para o exame, número inferior ao do ano anterior, quando mais de 38 mil estudantes fizeram a prova em 2024. Entre os inscritos está Ryan Torres, de 17 anos, que pretende seguir carreira na área de Ciências de Dados. Para ele, o ENEM pode ser a porta para realizar esse objetivo. Mesmo estudando muito, ele não esconde a ansiedade.
A professora Aline Castro, especialista em redação, reforça que a segurança é o que os estudantes precisam nessa reta final. A estudante Ana Paula, por sua vez, diz se sentir preparada para lidar com as emoções.
Para apoiar os candidatos, a Superintendência Regional de Educação de Porto Velho promoveu o "Dia D". A ação, organizada por gestores e equipe pedagógica, aconteceu em quatro pontos: Major Guapindaia, Irmã Marcelina, Finca e Sintero, com foco em redação e línguas humanas. A superintendente regional de educação, Izis Cúbia, destacou a iniciativa.
As provas do ENEM representam uma oportunidade única para milhares de estudantes em Rondônia e em todo o país.
Portal SGC