Imagem ilustrativa
Nesta terça-feira (9), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, o Reajuste Tarifário Anual nas tarifas de energia elétrica em Rondônia. Essa mudança entra em vigor no dia 13 de dezembro.
Os consumidores residenciais enfrentarão um aumento de 14,64%, e, indústrias e comércios terão uma elevação de 18,49%.
O reajuste é resultado, principalmente, dos custos associados à compra, distribuição e transmissão de energia. Também influenciam os encargos setoriais, que ajudam a financiar políticas públicas do setor elétrico, além de ajustes de tarifas anteriores.
Sobre o reajuste
As tarifas de energia são revisadas anualmente por meio de dois métodos: a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA).
A RTP, que ocorre a cada quatro ou cinco anos, envolve uma análise abrangente dos custos da distribuidora e estabelece metas de qualidade de serviço, além de um fator de eficiência chamado Fator X, que incentiva a empresa a melhorar sua produtividade.
Nos anos em que a revisão não ocorre, aplica-se o RTA. Este procedimento é mais simples e ajusta os valores com base na inflação, considerando o Fator X para repassar ganhos de eficiência aos consumidores.
Portal SGC