Saúde

SGC TV: Gestantes com RH negativo exigem cuidados especiais para evitar riscos ao bebê

Incompatibilidade sanguínea pode causar complicações graves, principalmente em segunda gravidez; pré-natal precoce e exames específicos são fundamenta


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO

PUBLICIDADE

Nem toda gestante sabe, mas ter sangue com fator RH negativo pode representar riscos graves para a saúde do bebê, especialmente em uma segunda gravidez. O diagnóstico precoce e o acompanhamento médico são essenciais para evitar complicações. Em Porto Velho, a rede municipal de saúde oferece atendimento especializado para esses casos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de iniciar o pré-natal ainda no primeiro trimestre, principalmente se a gestante for RH negativo e o parceiro RH positivo. Nessas situações, há risco de incompatibilidade sanguínea, exigindo monitoramento especializado. Se for a primeira gravidez sem histórico de abortos, o acompanhamento pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Atendimento diferenciado para gestantes de alto risco

Em Porto Velho, gestantes com RH negativo ou outras condições de risco têm pré-natal realizado na Policlínica Oswaldo Cruz, que oferece atendimento especializado. O encaminhamento deve ser feito por uma UBS. Além disso, o exame de Coombs indireto, essencial para detectar anticorpos irregulares, está disponível gratuitamente no LEPAC.

Para evitar riscos como anemia grave e sequelas neurológicas no bebê, a imunoglobulina anti-D, conhecida como "vacina do RH negativo", é aplicada durante a gravidez em casos específicos e obrigatoriamente até 72 horas após o parto. A Maternidade Municipal é um dos locais que oferecem o procedimento.

Mesmo quando não há risco de incompatibilidade, o pré-natal é fundamental. Tamires Borsato, gestante em sua segunda gravidez, recebeu todas as orientações necessárias durante as consultas, mesmo ela e o marido tendo sangue RH positivo.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca: quanto antes o pré-natal começar, maiores as chances de uma gravidez tranquila e um bebê saudável.

Natália Figueiredo - Portal SGC

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde