Reprodução
Wagner Moura, de 49 anos, levou o prêmio de Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Chicago pela atuação em "O Agente Secreto", filme de Kleber Mendonça Filho. O longa-metragem, que chega aos cinemas em 6 de novembro, é o representante brasileiro na busca por uma vaga no Oscar 2026.
A premiação definiu o trabalho do artista na produção. "Ao longo de sua atuação, ele age como um médium, permitindo que façamos a jornada em seu lugar como espectadores. Sua presença é fresca, empática, frequentemente hipnótica e nunca exagerada. Ele domina a habilidade de personificar um personagem em todas as suas nuances e ao longo de todo o arco narrativo".
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, "O Agente Secreto" acompanha Marcelo (Wagner Moura), um cientista responsável por um laboratório em uma universidade pública de Pernambuco. Ao contrariar interesses de um representante da indústria de energia, ele se torna alvo de perseguição e ameaça de morte, sendo forçado a se esconder.
Em julho, Wagner Moura ganhou a Palma de Ouro pelo trabalho no longa-metragem. O ator recebeu o prêmio das mãos de Juliette Binoche, que presidiu o júri do Festival de Cannes em 2025, durante abertura do Festival Cinéma Paradiso Louvre, em Paris,
O dia