Colunas |

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 31 DE JULHO


RONDÔNIA

1925 - Autorizado pelo interventor do Amazonas, o prefeito Fernando Corrêa inicia campanha de doações para construção de um grupo escolar em Porto Velho.

1949 - Confirmados recursos para várias obras, todas em Porto Velho, incluindo a sede do Senai, usina de geração de energia e mais cinco outras obras.

1953 - O prefeito Jayme Castiel (PVh) garante que na eleição do próximo ano o deputado federal Aluízio Ferreira será eleito pela 3ª vez. (Aluízio perdeu para Joaquim Rondon).

1965 - Pelo decreto 56.629 o presidente Castelo Branco cria o 5º Batalhão de Engenharia de Construção (em Porto Velho), responsável pela manutenção dos trechos rondoniense e acreano da rodovia BR-364.

1987 - O jornalista Rubens Coutinho denuncia médico que se negou a atender sua genitora.

1990 - Desde 1985 quando houve o primeiro caso de aids no Território, vem crescendo muito o número de infectados, conforme a sanitarista Emília Silva.

HOJE É

Dia Internacional da Amizade. Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas. Dia da Campanha do Quilo.

Católicos celebram Santa M\aria de Jesus Sacramentado Venegas, São Leopoldo Mandic, São Pedro Crisólogo, Santos Abdon e Sénen - Mártires,

BRASIL

1986 - Morre Luís da Câmara Cascudo (n. 1898), grande nome do folclore nordestino. 1766 - O rei D. José I (Portugal) - 1714/1777 - proíbe qualquer indústria no Brasil. 2000 - 1ª vitória de Rubens Barrichello na Fórmula 1.

MUNDO

1906 - Gabriel Lippmann apresenta um método para a reprodução fotográfica a cores. 1930 — Final da Copa do Mundo FIFA/1930: Uruguai 4x2 Argentina. 1981 — Ainda sob domínio comunista 50 mil poloneses protestam em Lodz contra a falta de comida.

FOTO DO DIA


HÁ 80 ANOS O SUMIÇO DO TENENTE (II)

Logo após o sumiço do tenente Fernando Oliveira (*) uma série prisões e disse-me-disse aconteceram, com a vinda de equipes de investigadores, reportagens de grandes jornais e da revista "O Cruzeiro" mas tudo deu em nada.

Em 1950 o deputado federal Aluízio Ferreira, foi eleito em 1947 em disputa com suspeitas de não ter sido tão "republicana", em 1950 ele derrotou o ex-governador Joaquim Rondon, a 1ª vez que Aluízio teve um adversário melhor estruturado que, 4 anos depois, o derrotou.

E foi na eleição de 1950 que o cenário político do Território teve dois grupos na disputa, os "cutubas", aliados de Aluízio Ferreira e os "peles-curtas" liderados por Rondon, quando os boatos do envolvimento de Aluízio no sumiço do tenente Fernando ganharam mais força.

O fator "político" pode ter sido a causa, mas há muitas outras citações envolvendo o desaparecimento do oficial, que, conforme algumas pessoas, teria sido visto em lugares os mais diferentes.

Lúcio Albuquerque

PUBLICIDADE
Postagens mais lidas de
Últimas postagens de