(Reprodução/Divulgação)
Os aprovados no concurso da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) compareceram à Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) nesta quarta-feira (2) para cobrar a convocação de mais 500 candidatos. Segundo o grupo, o governo não cumpriu a promessa de chamar os mil aprovados, como negociado anteriormente com mediação de deputados e representantes do Estado.
No início do ano, o governo convocou mil candidatos aprovados para vagas na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), incluindo Detran-AM, PMAM e Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Após a sessão plenária, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, reuniu-se com representantes dos aprovados e afirmou que solicitará uma nota oficial do governo para esclarecer a situação. A publicação está prevista para esta sexta-feira (4).
Parlamentares a favor
Em dezembro de 2024, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) defendeu a contratação dos concursados aprovados para as forças de segurança do Amazonas, incluindo aqueles que estão no cadastro reserva. O parlamentar ressaltou que propôs emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 para garantir recursos tanto para a contratação quanto para novos concursos.
O último concurso da PM-AM foi realizado em 2021, após um intervalo de dez anos desde o certame anterior. Apesar do início do processo de contratação de policiais militares, bombeiros militares e policiais civis, muitos aprovados dentro do número de vagas previstas ainda aguardam convocação. O parlamentar destacou que a PM-AM enfrenta um déficit de 46% no efetivo previsto.
Em fevereiro deste ano, o deputado Wilker Barreto (Mobiliza) concedeu uma Cessão de Tempo para que a Comissão dos Aprovados no Concurso da PMAM de 2022 apresentasse suas reivindicações. Os candidatos cobram o cumprimento da promessa feita pelo governador Wilson Lima de convocar mais mil aprovados.
Carol Veras - Portal SGC