Foto: Paulo Henrique
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) celebrou, nesta segunda-feira (7), seus 188 anos de história com uma sessão especial no plenário Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A cerimônia foi proposta pelos deputados estaduais Cabo Maciel e Comandante Dan e reuniu autoridades civis e militares para homenagear a corporação.
Criada em 1837, a PMAM é uma das instituições mais antigas do estado e, ao longo de quase dois séculos, tem desempenhado um papel fundamental na preservação da ordem pública e na segurança da população.
Durante a solenidade, o subcomandante da Polícia Militar, Thiago Balbi, destacou a importância da homenagem e o compromisso dos policiais com a sociedade amazonense.
"Essa solenidade é uma coroação, é uma forma da Assembleia, representando a sociedade amazonense, dizer muito obrigado aos policiais militares. A gente fica muito agradecido e pretende ainda mais trabalhar em prol do povo do Amazonas", afirmou.
O deputado Comandante Dan, autor da proposta da homenagem, reforçou o papel nobre desempenhado pelos policiais militares.
"A Assembleia Legislativa, que é a casa do povo, se sente honrada em receber uma das instituições que promove a segurança para o povo do estado. Os policiais que integram a PM cumprem a missão de preservar a ordem pública, mesmo com o sacrifício da própria vida", declarou.
O comandante da PMAM, coronel Klinger Paiva, também falou sobre os avanços conquistados pela corporação nos últimos anos.
"Hoje é uma honra estar à frente da instituição comemorando bons números para a segurança pública, como a redução de homicídios, roubos e recordes na apreensão de entorpecentes", ressaltou.
Entre os convidados, o coronel Marcos Brandão, que atualmente atua na Prefeitura de Manaus, e estava representando o prefeito da cidade, lembrou da sua trajetória dentro da Polícia Militar.
"Passei 33 anos da minha vida na PM, instituição que me deu todo o conhecimento e experiência que hoje aplico em outro setor público", afirmou.
A homenagem marcou não apenas os 188 anos de história da corporação, mas também reforçou o compromisso da Polícia Militar com a proteção e o bem-estar da sociedade amazonense.
Karol Santos - Portal SGC