Fotos: Acre News / G1 AC
O vigilante da escola estadual Maria Raimunda Balbino, identificado como Raimundo Assis, de 52 anos, morreu em uma troca de tiros com criminosos que tentaram roubar a arma dele na manhã desta segunda-feira (7). Ele trabalhava há cerca de cinco anos na instituição de ensino. A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE-AC) emitiu uma nota de pesar destacando que está colaborando com as autoridades policiais no sentido de elucidar o caso.
"Neste momento de dor, nos unimos à família, aos amigos e colegas para expressar nossa solidariedade e profundo respeito", disse.
De acordo com a Polícia Militar (PM-AC), um dos suspeitos, identificado como Leandro Mendes dos Santos, 18 anos, foi baleado no pescoço, socorrido pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ainda não se sabe a gravidade dos ferimentos. Segundo o que foi apurado pela Rede Amazônica Acre, testemunhas informaram que três homens chegaram na escola, que fica localizada no bairro Palheiral, para tentar roubar a arma da vítima e o vigilante reagiu.
De acordo com a PM, a primeira chamada à polícia foi por volta das 5h50 e cerca de sete chamadas foram feitas solicitando o apoio de uma viatura, informando sobre a troca de tiros. Raimundo morreu dentro da escola antes da chegada do socorro. Policiais do 1º Batalhão acionaram a Polícia Civil para fazer a perícia e o Instituto Médico Legal (IML) também esteve na escola para fazer a remoção do corpo da vítima. Os outros dois suspeitos de envolvimento no crime conseguiram fugir.
A Polícia Militar informou que ainda está fazendo buscas nas redondezas à procura dos suspeitos. A Rede Amazônica verificou no local que há um pessoa detida e as informações iniciais indicam que esse homem teria ido à escola resgatar o irmão, que é o suspeito baleado, e acabou preso pela polícia, pois a PM chegou no mesmo momento que ele. Não há informação sobre o nome do detido.
Nota pública da SEE-AC
"O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), lamenta profundamente o trágico episódio ocorrido na manhã desta segunda-feira, 7 de abril de 2025, na Escola Maria Raimunda Balbino, situada no bairro Palheiral, em Rio Branco. Durante uma tentativa de assalto à unidade de ensino, o vigilante Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos, perdeu a vida.
De acordo com informações preliminares, dois indivíduos armados invadiram a escola com o objetivo de subtrair a arma do profissional.
A SEE reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e está atuando de forma integrada com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado e autoridades pertinentes para que todas as medidas cabíveis sejam adotadas com rigor, celeridade e transparência.
Estamos acompanhando os desdobramentos da ocorrência e contribuindo com as investigações, ao mesmo tempo em que mantemos a prioridade no cuidado com os estudantes, professores e demais profissionais da educação, reafirmando a escola como um espaço de aprendizado, proteção e cidadania.
Neste momento de dor, nos unimos à família, aos amigos e colegas para expressar nossa solidariedade e profundo respeito.
Rio Branco, Acre, 7 de abril de 2025
Aberson Carvalho de Sousa
Secretário de Estado de Educação e Cultura do Acre."
G1 AC