Fotos: Daiane Mendonça, Arquivo Sedam
Rondônia conquistou o 3º lugar no ranking nacional de destinação adequada de resíduos sólidos, conforme levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado na última terça-feira (29). Esse resultado é fruto do esforço conjunto entre o Governo do Estado e os municípios. Enquanto muitas cidades brasileiras ainda utilizam lixões a céu aberto, em Rondônia, 96% dos municípios realizam a destinação ambientalmente correta dos resíduos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a "receita rondoniense" para o avanço em sustentabilidade ambiental envolve integração, planejamento e execução de ações estratégicas. "A gestão adequada dos resíduos sólidos é um compromisso estabelecido no Planejamento Estratégico do Estado. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo. Rondônia avança com cidades mais desenvolvidas, atrativas e sustentáveis. A maioria dos municípios substituiu os lixões a céu aberto por aterros sanitários adequados, e seguimos trabalhando de forma firme e articulada com os municípios para evoluir ainda mais", destacou.
As políticas públicas que vêm transformando a realidade da gestão de resíduos sólidos em Rondônia são coordenadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). De acordo com o secretário da pasta, Marco Antonio Lagos, entre as principais iniciativas está a criação do Panorama de Resíduos Sólidos de Rondônia, documento que norteia ações estratégicas voltadas à ampliação da coleta seletiva e à erradicação definitiva dos lixões nos municípios.
O Panorama de Resíduos Sólidos de Rondônia está disponível no site da Sedam, por meio no link https://www.sedam.ro.gov.br/post/sedam-residuos-solidos. O diagnóstico revela que 49 dos 52 municípios do estado destinam seus resíduos a aterros sanitários, um avanço significativo em relação à média nacional, segundo a qual 31,9% dos municípios brasileiros ainda utilizam lixões. Em comparação com a média da Região Norte, o destaque é ainda maior, pois 73,8% dos municípios nortistas ainda fazem uso dessa prática, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre as ações implementadas pelo Governo do Estado, destacam-se:
• Elaboração de diagnóstico da situação dos resíduos sólidos em Rondônia;
• Definição de diretrizes para o encerramento dos lixões;
• Orientação técnica aos municípios sobre o processo de desativação dos lixões, com avaliações e monitoramento contínuos.
Rondônia avança em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), superando um dos principais desafios ambientais do país, o que evidencia a crescente valorização do estado no cenário nacional. Este resultado também integra os indicadores positivos da campanha Fale Bem de Rondônia, que convida a população a compartilhar histórias inspiradoras sobre o estado, contribuindo para fortalecer sua imagem em todo o Brasil.
Portal SGC